Casas de Tatuagens e Piercings da Baixa e do Chiado

Quatro lojas compõem a oferta de tatuagens, “piercings” e “rock merchandising” na Baixa e no Chiado. A primeira loja a abrir em 1997 foi a Silverstone  e é especializada na venda de “rock merchandising”, artigos e adereços associados ao mundo deste tipo de espectáculo e música, para além de posters e outros produtos criteriosamente escolhidos em Londres ou Berlim. A Triparte vende acessórios de moda para todos os estilos ou movimentos de jovens actuais, sendo também representante da Alquimia, responsável pela revenda de produtos a profissionais. A El Diablo deixou a antiga casa no centro comercial da Portugália e mudou-se para o Largo Rafael Bordalo Pinheiro.

As tatuagens e os piercings vieram para ficar. Uma moda já com tradições muito diversas e antigas mas que se difundiu num público variado tanto em idade como no estatuto social. Na realidade, as casas de tatuagens são procuradas “tanto pelo polícia como pelo ladrão”, mas também por ministros ou personalidades públicas. A localização destas três lojas, próximo do porto da cidade, faz com que também sejam procuradas por tripulantes cujos navios atracam por alguns dias em Lisboa. Tripulantes para quem as tatuagens são heráldica profissional, motivo de orgulho e distinção.

Mas se há pessoas que querem fazer tatuagens, há outras que as querem tirar. A Triparte é também a primeira loja em Portugal a remover tatuagens pela técnica do laser - processo moroso mas que apresenta excelentes resultados.

Um tatuador ou body piercer tem responsabilidades acrescidas no seu trabalho: em primeiro lugar porque trabalha no corpo de uma pessoa e em segundo porque é uma aplicação com pressupostos estéticos ou mesmo afectivos, no caso das tatuagens. Desta forma, para além da qualidade do produto final, o atendimento personalizado e a satisfação do cliente são prioritários neste ramo.

É nos estúdios que os tatuadores trabalham, salas atrás da zona de atendimento ao público, verdadeiros ateliês de artista que garantem conforto e sossego ao tatuador e à pessoa que está a ser tatuada. Naturalmente que o serviço prestado vai muito para além de um simples acto de compra, havendo um verdadeiro envolvimento entre ambas as partes marcado aliás, para o resto das suas vidas, com a própria tatuagem.

O ambiente de cada loja é bastante próprio, caracterizado por altas vitrinas, bem iluminadas, onde brilham os acessórios de metal, pulseiras de cabedal ou instrumentos de fumo, uma oferta de objectos de culto e para certos estilos de vida. 

                                                                        Diana Lopes Pereira

Levantamento das Casas de Tatuagens e Piercings da Baixa e Chiado (descarregar PDF)

Símbolo de acessibilidade à Web

Site optimizado para Firefox 2.0.0.10, IE 7.0 e IE 6.0
Todos os conteúdos deste site são propriedade da CML ou das entidades neles identificadas.
Utilização sujeita a autorização da Câmara Municipal de Lisboa · © 2007
Desenvolvido por CML/DMAGI/DNT