Praça do Município

Brasão de Fernão Gomes. Livro da Nobreza e Perfeiçam das Armas, de António Godinho, c. de 1516-1528. ANTT
Infogravura GEO
Grilheta de mãos ou de pés. Ferro. Proveniência desconhecida. Nº 2016.1.15. MNA. Grilheta de mãos ou de pés em ferro, constituída por dois aros idênticos, articulados através de um encaixe em elo para permitir mobilidade, rematados por terminais de forma ovalada e vazada, por onde passaria uma corrente ou um sistema de fecho.

O COMÉRCIO DE ESCRAVOS. CASAS E LOCAIS (1ª METADE DO SÉC. XV - SÉC. XVIII)

Lisboa assumiu um papel de relevo na diáspora africana, pois foi o eixo de uma vasta rede de ligações comerciais e sede de poderosas casas mercantis especialistas no trato negreiro, orientando o comércio atlântico de cativos para todo o império e Europa.

O tráfico de escravos foi inicialmente monopólio da coroa passando depois a contratadores privados.

O escravo começava por ser tributado na Casa dos Escravos (1486), localizada no Largo da Tanoaria (atual Praça do Município).

Joaquim, pardo com dois anos ao qual tem muito amor pelo criar na sua cama quer dar liberdade para daqui em diante seja forro e livre de toda a escravidão como se de ventre de sua Mãe assim nasesse.

Registos Notariais de Lisboa, Certidão da Mesa das Sisas das Herdades de Lisboa, 1 de fevereiro de 1740

Um dos primeiros contratadores foi Fernão Gomes, a quem as viagens de exploração da costa africana valeram o apelido Mina e a nobilitação em 1474, ostentando no brasão de armas as maiores riquezas do Golfo da Guiné - os escravos e o ouro.

Na Mesa dos Escravos da Alfândega das Sete Casas, no Terreiro do Paço (séc. XVI) inscrevia-se a propriedade de escravos e o pagamento da sisa, após a sua aquisição a um corretor, mercador ou particular. Era também nesta instituição, que após a obtenção da carta de alforria, se atestava a liberdade do escravo.

Símbolo de acessibilidade à Web

Site optimizado para Firefox 2.0.0.10, IE 7.0 e IE 6.0
Todos os conteúdos deste site são propriedade da CML ou das entidades neles identificadas.
Utilização sujeita a autorização da Câmara Municipal de Lisboa · © 2007
Desenvolvido por CML/DMAGI/DNT