Notícias

Conferência: “Os efeitos do sismo de 1755 na freguesia histórica de Santo Estêvão de Alfama”
13-10-22


Categoria: Destaques, Notícias



18 de outubro | 18h30

“Os efeitos do sismo de 1755 na freguesia histórica de Santo Estêvão de Alfama” - Ângela Santos
(Centro de Estudos Geográficos e Laboratório Associado TERRA, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, UL) e Delminda Rijo (CML, Gabinete de Estudos Olisiponenses e CITCEM, UP)

Ângela Santos (Centro de Estudos Geográficos e Laboratório Associado TERRA, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, UL) e Delminda Rijo (CML, Gabinete de Estudos Olisiponenses e CITCEM, UP) irão falar sobre o desastre de 1 de novembro de 1755 que causou danos significativos e milhares de vítimas em Lisboa devido ao efeito combinado do sismo, incêndio e tsunami. Vários estudos têm sido focados no centro histórico da cidade, nomeadamente no centro político, económico e social (Rossio/Terreiro do Paço, Ribeira e Bairro Alto). No entanto, o detalhe do impacto deste desastre na zona mais oriental da cidade permanece escasso. O estudo mais completo, do conhecimento das autoras, foi efetuado por Sousa (1928) que perante as fontes históricas compiladas, concluiu que na parte mais oriental do Bairro de Alfama, que na altura do sismo, era a Freguesia de Santo Estevão, e que atualmente integra a Freguesia de Santa Maria Maior, morreram 44 pessoas, não havendo mais detalhes sobre o desastre na freguesia. Assim, o nosso objetivo é entender o impacto do sismo, incêndio e tsunami em Santo Estevão.

Conferência presencial e em direto no Facebook @/gabinetedeestudosolisiponenses - Acesso ao vídeo: https://fb.watch/giw7vgXyQO/

Mostra bibliogáfica: “O Terramoto de 1755 na Coleção de Manuscritos e de Obras Impressas do Gabinete de Estudos Olisiponenses", gratuita e aberta ao público no Palácio, de 18 de outubro a 30 de novembro, de segunda a sexta das 10h às 18h.

Local: Gabinete de Estudos Olisiponenses, Palácio Beau Séjour, Estrada de Benfica, 368

Entrada Livre

<- Voltar a : DESTAQUES / NOTÍCIAS
Símbolo de acessibilidade à Web

Site optimizado para Firefox 2.0.0.10, IE 7.0 e IE 6.0
Todos os conteúdos deste site são propriedade da CML ou das entidades neles identificadas.
Utilização sujeita a autorização da Câmara Municipal de Lisboa · © 2007
Desenvolvido por CML/DMAGI/DNT