O padroado de uma família na Igreja de São Cristóvão: a Capela dos Miranda, um conjunto único de origem medieval

No interior da Igreja de São Cristóvão conserva-se um dos mais relevantes conjuntos de vestígios tumulares medievais de Lisboa, a Capela dos Miranda ou do Arcebispado. O local onde hoje se encontra corresponde, na sua origem, ao espaço funerário edificado em época quatrocentista pela família Miranda, também conhecido por Sacristia Velha.

São Cristóvão é uma das mais antigas igrejas da cidade e foi uma das primeiras paróquias após a conquista cristã de Lisboa. Identificada na documentação, desde os inícios do séc. XIII, por Igreja de Santa Maria de Alcamim, a designação sobreviveria até ao séc. XVI, apesar de a invocação a São Cristóvão datar de meados do séc. XIV.

Nos finais do séc. XIV, o seu padroado passa à família Miranda que lhe acrescenta uma capela funerária. A origem e percurso político, militar e social da família Miranda, ao longo do séc. XV, é um dos mais paradigmáticos exemplos da ascensão permitida aos apoiantes da Dinastia de Avis. A história da família Miranda (baixa nobreza castelhana) está directamente relacionada com alguns dos mais relevantes momentos portugueses dos finais de Trezentos e de todo o Quatrocentos.

Estudo de Inês Matoso, Investigadora do Gabinete de Estudos Olisiponenses, sobre a Capela dos Miranda. Artigo intitulado "O Padroado de uma família na Igreja de São Cristóvão. A Capela dos Miranda, um conjunto único de origem medieval" in A Igreja de São Cristóvão de Lisboa. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, Coord. Paula Teixeira (2019)

 

Ler o artigo completo Initiates file downloadaqui   

Símbolo de acessibilidade à Web

Site optimizado para Firefox 2.0.0.10, IE 7.0 e IE 6.0
Todos os conteúdos deste site são propriedade da CML ou das entidades neles identificadas.
Utilização sujeita a autorização da Câmara Municipal de Lisboa · © 2007
Desenvolvido por CML/DMAGI/DNT