O padroado de uma família na Igreja de São Cristóvão: a Capela dos Miranda, um conjunto único de origem medieval
No interior da Igreja de São Cristóvão conserva-se um dos mais relevantes conjuntos de vestígios tumulares medievais de Lisboa, a Capela dos Miranda ou do Arcebispado. O local onde hoje se encontra corresponde, na sua origem, ao espaço funerário edificado em época quatrocentista pela família Miranda, também conhecido por Sacristia Velha.
São Cristóvão é uma das mais antigas igrejas da cidade e foi uma das primeiras paróquias após a conquista cristã de Lisboa. Identificada na documentação, desde os inícios do séc. XIII, por Igreja de Santa Maria de Alcamim, a designação sobreviveria até ao séc. XVI, apesar de a invocação a São Cristóvão datar de meados do séc. XIV.
Nos finais do séc. XIV, o seu padroado passa à família Miranda que lhe acrescenta uma capela funerária. A origem e percurso político, militar e social da família Miranda, ao longo do séc. XV, é um dos mais paradigmáticos exemplos da ascensão permitida aos apoiantes da Dinastia de Avis. A história da família Miranda (baixa nobreza castelhana) está directamente relacionada com alguns dos mais relevantes momentos portugueses dos finais de Trezentos e de todo o Quatrocentos.
Estudo de Inês Matoso, Investigadora do Gabinete de Estudos Olisiponenses, sobre a Capela dos Miranda. Artigo intitulado "O Padroado de uma família na Igreja de São Cristóvão. A Capela dos Miranda, um conjunto único de origem medieval" in A Igreja de São Cristóvão de Lisboa. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, Coord. Paula Teixeira (2019)
Ler o artigo completo aqui