Investigação apresentada em comunicação no II Encontro de Arqueologia de Lisboa “Arqueologia em Meio Urbano”, a 22 de março de 2018.

Encontrando-se, no prelo, a publicação do texto: Leite, Ana Cristina (no prelo). “Os estudos do Arquiteto Cassiano Branco sobre o Teatro Romano de Lisboa. 1932-1960” in II Encontro de Arqueologia de Lisboa -Arqueologia em Meio Urbano: Atas, pp.94-137. Lisboa: CAL/CML.

 

Resumo:

Desde a descoberta do Teatro Romano de Lisboa finais séc. XVIII), foram vários os documentos produzidos por eruditos, olisipógrafos, arqueólogos e outros, sobre o monumento, visando a sua identificação e preservação. No entanto, até à intervenção arqueológica e investigação realizada por Irisalva Moita em 1966/67, não foi possível proteger as ruínas, apesar dos esforços de mais de um século, para a sua salvaguarda, como os levados a cabo pelo arquiteto Cassiano Branco (1897-1970) que em 1960 se insurgia publicamente, juntamente com o Grupo Amigos de Lisboa, contra a construção de um imóvel sobre o Teatro (mas que acabaria por se concretizar). O arquiteto, criticando a indiferença das autoridades, defendia a necessária e urgente investigação arqueológica do monumento, além da sua reconstrução arquitetónica, para a qual desenvolvera uma proposta, incluindo um arranjo da zona envolvente, demonstrando clara preocupação pela malha urbana e pelo património que classificava de valor histórico, arqueológico e artístico para Lisboa.

Mas o interesse e o conhecimento de Cassiano Branco sobre o Teatro Romano era anterior a este facto. Vários estudos sobre o edifício foram concretizados, ao longo de cerca de 3 décadas. No seu acervo (Arquivo Municipal de Lisboa), guardam-se mais de duas dezenas de documentos diversos ( datados entre 1932-1960) pouco conhecidos e explorados , como desenhos de localização do Teatro, planos de reconstituição e reconstrução, entre artigos de jornais e correspondência diversa.

Estes estudos constituem, sem dúvida, um evidente contributo, com uma especificidade própria, para a história da descoberta e recuperação do Teatro Romano e consequentemente para a história da arqueologia em Lisboa.

 

Consulte o artigo Initiates file downloadaqui   

 

 

Símbolo de acessibilidade à Web

Site optimizado para Firefox 2.0.0.10, IE 7.0 e IE 6.0
Todos os conteúdos deste site são propriedade da CML ou das entidades neles identificadas.
Utilização sujeita a autorização da Câmara Municipal de Lisboa · © 2007
Desenvolvido por CML/DMAGI/DNT