Demografia Histórica de Lisboa

Reconstituição de Paróquias e História da População de Lisboa até 1755

O projecto de investigação “Reconstituição de Paróquias e História da População de Lisboa” é desenvolvido no sector de Demografia Histórica e História Social de Lisboa do Gabinete de Estudos Olisiponenses, constituído em finais da década de 90.
A nossa principal missão é a apreensão da vivência das comunidades que habitaram Lisboa até ao grande terramoto e cujos ciclos de vida sobrevieram até nós através dos actos sacramentais contidos nos registos paroquiais - um fundo documental de valor histórico inestimável para a preservação da nossa memória colectiva.
Encetámos a tarefa de reconstituição de paróquias de Lisboa em espaços emblemáticos da Lisboa Medieval e Moderna, quer pela implantação na malha urbana, quer pela densidade populacional: Santa Cruz do Castelo, S. Tiago, Sé, Santa Catarina do Monte Sinai, N. Senhora das Mercês e Encarnação.
Integrámos recentemente na nossa investigação as freguesias de Santa Engrácia e São Sebastião da Pedreira, desta feita áreas limítrofes ao centro urbano e de acentuada feição rural, mais uma etapa para o nosso grande objectivo: reunir toda a informação contida nos registos paroquiais das 34 freguesias que compunham a Lisboa pré-pombalina.
E é esse repositório que diariamente sujeitamos a leitura e transcrição fiel das suas fontes constituindo simultaneamente as bases de dados relacionais de indivíduos genealogicamente encadeados.
A essa exploração e posterior interpretação dos dados resultantes, perspectivamos a recriação possível das comunidades nas suas múltiplas manifestações demográficas, sociais, históricas e por isso, sempre que possível, com recurso a outras fontes históricas de origem civil, militar ou eclesiástica.
Deste modo, teremos reunido material de qualidade para produção de projectos demográficos, quer sejam de reconstituição de famílias, de paróquias ou outras comunidades nas suas principais variáveis, contribuindo assim de algum modo para um novo nível de análise em História Social.
 Desde já, fruto de um moroso trabalho, disponibilizamos a todos os que queiram consultar as paróquias reconstituídas do Castelo, Santiago e Mercês, que em conjunto congregam c. de 80.000 indivíduos cujos actos vitais chegaram até nós pela pena dos párocos que orientaram as populações destes pedaços de cidade até final do fatídico ano de 1755.

  

 

Genealogias:

Santiago

Castelo

Mercês

 

Textos Científicos:

 A Freguesia de Santa Cruz do Castelo nas Décimas de 1776 -
Delminda Rijo, Francisco Moreira. Investigadores do Gabinete de Estudos Olisiponenses. (descarregar pdf - 233Kb)

Actas da Jornada de Demografia Histórica de Lisboa (15 de Abril de 2008):

• Teresa Rodrigues (Departamento de Estudos Políticos - FCSH-UNL) – Lisboa. Das longas permanências demográficas à diversidade social. (descarregar pdf - 120Kb)

• Norberta Amorim (CITCEM) – Reconstituição de Paróquias – Que sentido? (
descarregar pdf - 21Kb)

• Anabela Godinho – A Freguesia da Sé de Lisboa através dos registos paroquiais de 1563 a 1755. (
descarregar pdf - 19Kb)

• Delminda Rijo e Francisco Moreira (Gabinete de Estudos Olisiponenses) – A Freguesia de Santiago na Lisboa de Seiscentos: Um Retrato Social. (
descarregar pdf - 200Kb)

Símbolo de acessibilidade à Web

Site optimizado para Firefox 2.0.0.10, IE 7.0 e IE 6.0
Todos os conteúdos deste site são propriedade da CML ou das entidades neles identificadas.
Utilização sujeita a autorização da Câmara Municipal de Lisboa · © 2007
Desenvolvido por CML/DMAGI/DNT