LOJAS DA BAIXA & CHIADO - PATRIMÓNIO VIVO E IMATERIAL

Projecto Lojas da Baixa & Chiado - Património vivo e imaterial com a missão de conhecer o seu comércio, as suas actividades presentes, captadas pelo testemunho, imagem, relato.

Fazer a História social contemporânea desta zona da cidade no princípio do século XXI, simultaneamente numa abordagem sociológica, etnográfica e antropológica, da cultura urbana, do seu quotidiano, pela recolha do património material (edificado, decoração, mobiliário, instrumentos de fabrico, etc.) como do património vivo ou imaterial (usos, costumes, práticas, ditos, ritos, etc.).

Este levantamento fez-se sobre o existente actualmente, agrupado por ramos de comércio ou de actividade oficinal ou fabril, de todo o tipo, o que engloba não só as lojas mais emblemáticas e de tradição como as mais modernas, as cadeias das grandes marcas, as grandes lojas ou armazéns, isto é, a Baixa e o Chiado, como é “aqui e agora”.

Circunscreve-se à área definida pelo Plano de recuperação da Baixa e do Chiado - grosso modo da Cçª da Glória, Restauradores, rua Barros Queirós e rua D. Duarte até ao Terreiro do Paço; da rua da Madalena até ao Largo Camões, rua das Flores, rua de S. Paulo e elevador da Bica.

Com esta apresentação na Internet faz-se uma primeira divulgação desta recolha, sector a sector, ainda em curso.

CML - DPC - GEO

Símbolo de acessibilidade à Web

Site optimizado para Firefox 2.0.0.10, IE 7.0 e IE 6.0
Todos os conteúdos deste site são propriedade da CML ou das entidades neles identificadas.
Utilização sujeita a autorização da Câmara Municipal de Lisboa · © 2007
Desenvolvido por CML/DMAGI/DNT