Arquivo - Lisboa (1908-1913)
A Bibliografia apresentada no roteiro de fontes tem como datas extremas de produção os anos de 1908 e 1913 e é uma primeira escolha do espólio do nosso Arquivo tendo por azimute a Lisboa desses anos.
Roteiro de Fontes do arquivo do GEO - Lisboa (1908-1913) (Descarregar pdf 58KB)
Para o lançamento desta acção cultural, disponibilizamos em PDF aos nossos leitores um relato de uma testemunha ocular dos dias da Revolução de 5 de Outubro. O documento, que se assemelha ao rascunho de uma carta, não está assinado nem permite a identificação do seu autor para além do que consta no próprio conteúdo da missiva. Porém tem o sabor das narrativas despretensiosas escrita pela mão de um cidadão comum, republicano, que apanhado de surpresa no evoluir da Revolução, residindo e trabalhando em plena Lisboa, descreve a alguém, que também desconhecemos, o que viu, ouviu e ouviu contar.
Relato anónimo (descarregar pdf 4MB)
Transcrição do relato anónimo (descarregar pdf 50KB)
Informação Bibliográfica:
Carta [Manuscrito], [Lisboa] : [s.n.], [1910]. 7 p. ; 27cm. Relato dos acontecimentos na véspera do dia 5 de Outubro de 1910 e na semana seguinte, por um anónimo republicano. Carta redigida em folhas de lançamento da Fábrica de Gelo Commercio Frigorifico, Lda, com sede na Rua dos Douradores, 179-138. COTA : MNL 106 G