Arquivo - Lisboa (1908-1913)

A Bibliografia apresentada no roteiro de fontes tem como datas extremas de produção os anos de 1908 e 1913 e é uma primeira escolha do espólio do nosso Arquivo tendo por azimute a Lisboa desses anos.

Roteiro de Fontes do arquivo do GEO - Lisboa (1908-1913) (Descarregar pdf 58KB)

Para o lançamento desta acção cultural, disponibilizamos  em PDF aos nossos leitores um relato de uma testemunha ocular dos dias da Revolução de 5 de Outubro. O documento, que se assemelha ao rascunho de uma carta, não está assinado nem permite a identificação do seu autor para além do que consta no próprio conteúdo da missiva. Porém tem o sabor das narrativas despretensiosas escrita pela mão de um cidadão comum, republicano, que apanhado de surpresa no evoluir da Revolução, residindo e trabalhando em plena Lisboa, descreve a alguém, que também desconhecemos, o que viu, ouviu e ouviu contar.

Relato anónimo (descarregar pdf 4MB)

Transcrição do relato anónimo (descarregar pdf 50KB)

Informação Bibliográfica:

Carta [Manuscrito], [Lisboa] : [s.n.],  [1910]. 7 p.  ; 27cm. Relato dos acontecimentos na véspera do dia 5 de Outubro de 1910 e na semana seguinte, por um anónimo republicano. Carta redigida em folhas de lançamento da Fábrica de Gelo Commercio Frigorifico, Lda, com sede na Rua dos Douradores, 179-138. COTA : MNL 106 G

Publicações Periódicas | Monografias

Símbolo de acessibilidade à Web

Site optimizado para Firefox 2.0.0.10, IE 7.0 e IE 6.0
Todos os conteúdos deste site são propriedade da CML ou das entidades neles identificadas.
Utilização sujeita a autorização da Câmara Municipal de Lisboa · © 2007
Desenvolvido por CML/DMAGI/DNT