Um roteiro dos lugares da memória africana em Lisboa

O roteiro que iniciamos com esta publicação visa recuperar locais da cidade de Lisboa que no decurso de quatro séculos (XV-XIX) sedimentaram a memória da escravatura e cultura africana. Assinalam-se espaços emblemáticos onde decorreu a sua vida quotidiana, do trabalho à religião, às festas e às resistências à sua condição, em forma de itinerário pela cidade.

Alheio a quaisquer hierarquias temáticas e/ou cronológicas, o périplo geográfico percorre Alfama; a Baixa (Madalena; o Rossio e São Domingos; a Praça do Município; o Terreiro do Paço) passando pelo Cais do Sodré; Boavista e S. Paulo; Madragoa e Belém, entre outros locais onde a sua História e Memória estão presentes. Este “retorno” à Lisboa do passado pretende contribuir para o entendimento de um período que vai do século XV ao século XIX, e melhor compreensão da presença escrava em Lisboa, particularmente de alguns aspectos do quotidiano desta importante e numerosa comunidade, de como se integraram, estruturaram e reagiram à sua condição, que influências exerceram nessa sociedade e que heranças deixaram a Lisboa.

Sobre esta temática veja também o roteiro editado pelo Gabinete de Estudos Olisiponenses pela ocasião da Lisboa-Capital Ibero-americana da Cultura, 2017: https://issuu.com/gabinete.estudos.olisiponenses/docs/testemunhos_da_escravatura?

 

Símbolo de acessibilidade à Web

Site optimizado para Firefox 2.0.0.10, IE 7.0 e IE 6.0
Todos os conteúdos deste site são propriedade da CML ou das entidades neles identificadas.
Utilização sujeita a autorização da Câmara Municipal de Lisboa · © 2007
Desenvolvido por CML/DMAGI/DNT