Cais do Sodré

Pescadores. Pormenor do Painel de Azulejos, Palácio Fronteira. Séc. XVII. Fotografia de José Vicente, 2017
Pescadores. Painel de Azulejos, Palácio Fronteira. Séc. XVII. Fotografia de José Vicente, 2017
Cais do Sodré. Óleo s/ tela. Joaquim Marques, 1785. Museu Nacional de Arte Antiga
Grupo de Músicos Negros. Nicolau Delarive, 1800-1818

A LIGAÇÃO AO RIO E AO MAR (SÉC. XVI)

O trabalho escravo sobressaía em toda a orla ribeirinha de Lisboa, entre a Ribeira Velha e os Cais Orientais, no trabalho portuário e no pequeno comércio, envolvendo carregadores, barqueiros, escravos de ganho, vendedores de palha e carvão.

Andam no cais do carvão, assim à descarga das caravelas e navios, barcas, batéis, como a sirandar e carretar pela cidade, entre brancos e pretos, 150 homens.

Grandeza e Abastança de Lisboa em 1552, João Brandão de Buarcos

Nas imediações destas áreas portuárias, as célebres barracas do mal cozinhado e as tabernas, quebravam a aspereza do trabalho e marcavam a vida social dos cais.

OS NEGROS NAS DANÇAS E MÚSICAS DAS PROCISSÕES E PEDITÓRIOS (SÉC. XV-XIX, 1730)

Em quatro séculos de permanência em Lisboa, as comunidades africanas e afro descendentes imprimiram uma nova dimensão ao festejo e à celebração.

Nas cerimónias tradicionais da vida religiosa portuguesa cativavam o público com as suas músicas e danças e organizavam-se em animados bandos com músicos para as principais procissões lisboetas.

A Festa do Rosário […] No adro estava hum rancho de instrumentos, com huma bizarra dissonância; porque estavam três marimbas, quatro pifanos, duas rebecas do peditório, mais de trezentos berimbaus, pandeiros, congos e cangáz, instrumentos de que usam. O Rey Angola mandou huma carta ao Rey Mina, convidando-o para ir assistir à festa.

Folheto de Ambas as Lisboas, nº 7, 6 de Outubro de 1730

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