Campo das Cebolas

 

[...] acudindo sempre ao cumprimento deste meu testamento, e à minha Capela, que lhe não falte nada, nem se permita descompor, mas esteja muito provida, ornada, favorecida, reverenciada, como é razão dela acudirem com o necessário.

Testamento de Dona Simoa Godinho de 1594. Cópia notarial, Manuscrito. Arquivo Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

 

SIMOA GODINHO, DONA NEGRA DE SÃO TOMÉ (FINAIS DO SÉC. XVI)

A negra Simoa Godinho, proprietária de fazendas e senhorios nas ilhas de São Tomé, fez fortuna com o negócio do açúcar. Casou com um fidalgo da casa real, integrou a sociedade lisboeta quinhentista e quando faleceu, em 1594, foi sepultada na classizante Capela do Espírito Santo, que mandou erguer na antiga Igreja manuelina da Misericórdia de Lisboa.

Parcialmente destruída pelo Terramoto de 1755, esta Igreja foi reconstruída, sendo a capela de Simoa Godinho, transformada em capela-mor do templo, renomeado de Igreja da Conceição Velha.

Fachada principal da Igreja da Conceição Velha (portal sul da antiga Igreja da Misericórdia). Fotografia de José Vicente, 2017 (CML/DMC/DPC)
Capela-mor da Igreja da Conceição Velha. Antiga Capela do Espirito Santo. Atribuída a Jerónimo Ruão. 1590-94. Fotografia de José Vicente, 2017 (CML/DMC/DPC)
Símbolo de acessibilidade à Web

Site optimizado para Firefox 2.0.0.10, IE 7.0 e IE 6.0
Todos os conteúdos deste site são propriedade da CML ou das entidades neles identificadas.
Utilização sujeita a autorização da Câmara Municipal de Lisboa · © 2007
Desenvolvido por CML/DMAGI/DNT