Tabacarias da Baixa e do Chiado

A tabacaria é o comércio das utilidades mais essenciais a todos: ali se vende mais do que com que satisfazer a necessidade de fumar, vende-se com que fazer fogo, com que mascar, com que escrever, com que se barbear, com que estar informado, com que espreitar o mundo e satisfazer a curiosidade … Por isso mesmo até 1967 funcionavam até às 23 ou mesmo 24h e Domingos!

Algumas tabacarias são pontos de venda de tabaco de marca e de qualidade, com escolha e boa conservação do mesmo, em condições de humidade e de temperatura adequadas, mas outras há que não tendo tanta variedade a encomendam e recebem nas horas ou dia seguintes. O mais comum em tabacaria é a venda de jornais e revistas a que se agrega ou não jogo e lotaria, fotocópia e mais alguma utilidade. É, a tabacaria junta os contrários: tanto vende tabaco como pastilhas para deixar de fumar! Sim porque as tabacarias e quiosques são lojas de conveniência e de pequenas utilidades, perto de casa ou do escritório: o lenço de papel, o "faz-lume" em forma de fósforo ou isqueiro, as pastilhas, gomas e aromatizantes do hálito, pilhas, selos, lotaria, cartões de telefone. Pode também ser "payshop" - agente para pagamento de contas do telefone, luz ou gás, venda de bilhetes de transportes públicos, pode vender impressos fiscais ou da Imprensa Nacional.

Num total de 27 com mais de meia centena de pessoas ao activo, são locais coloridos e atraentes pela exposição, na fachada e no interior, das publicações que têm à venda e esse leque será sem dúvida a melhor grelha de diferenciação das actuais tabacarias, à semelhança da oferta de tabacos – dos mais comuns até aos mais requintados ou raros.

Tabacaria é para todos: homens e mulheres, novos e velhos, ricos e pobres, fumadores e não fumadores, leitores de todos, alguns ou só de um título, apostadores ou não. A tabacaria é provavelmente dos comércios que maior diversidade de público e de interesses atende. Quotidiano, útil, sempre à mão!   

 Guilherme Pereira

Levantamento das Tabacarias da Baixa e do Chiado (descarregar PDF)

Símbolo de acessibilidade à Web

Site optimizado para Firefox 2.0.0.10, IE 7.0 e IE 6.0
Todos os conteúdos deste site são propriedade da CML ou das entidades neles identificadas.
Utilização sujeita a autorização da Câmara Municipal de Lisboa · © 2007
Desenvolvido por CML/DMAGI/DNT