Antiquários da Baixa e do Chiado

As Antiguidades funcionam para o Homem como um baú de recordações. Andam a par do coleccionismo e distinguem-se das velharias pela sua qualidade e valor. No que concerne a Portugal e Lisboa as lojas refinam-se e valorizam-se ao longo de todo o séc. XX e entram numa rede internacional deste género de comércio no último quartel do século passado.

Lentamente, as lojas foram-se agrupando em dois eixos fundamentais. Sendo um deles formado pela Rua de S. Bento e o outro que inclui as Ruas da Escola Politécnica, D. Pedro V, da Misericórdia e do Alecrim.

Sendo certo que o gosto pelas antiguidades varia de país para país, temos em Portugal as pratas, arte sacra, as porcelanas – em especial a da Companhia das Índias –, a azulejaria, os móveis de estilo, nacional e europeu, só para mencionar alguns, fazem a característica deste sector.

O culto pelas antiguidades pode ser visto pelo seu valor patrimonial, como objectos de uso quotidiano, na perspectiva do entesouramento, além do indiscutível elemento decorativo. Na sociedade lisboeta das últimas décadas podemos detectar uma mudança do uso e do gosto, pois se os anos 60 viram a antiguidade ser usada como objecto decorativo e doméstico, a actualidade, desde os anos 90, pauta-se pelo investimento especulativo. De salientar que o conceito de antiguidade vai variando com o tempo, incorporando sucessivamente o que as gerações antecedentes usaram.

As casas da especialidade que há décadas eram um bric-a-brac, passaram a ser locais de exposição refinada e harmoniosa de peças de extremo bom gosto e variedade. Dá gosto entrar e ver estes 12 estabelecimentos.   

 
Ernesto Jana, Guilherme Pereira e Ana Safara Silva

Levantamento dos Antiquários da Baixa e do Chiado (descarregar PDF)

Símbolo de acessibilidade à Web

Site optimizado para Firefox 2.0.0.10, IE 7.0 e IE 6.0
Todos os conteúdos deste site são propriedade da CML ou das entidades neles identificadas.
Utilização sujeita a autorização da Câmara Municipal de Lisboa · © 2007
Desenvolvido por CML/DMAGI/DNT