Farmácias da Baixa e do Chiado

Descende da botica que cede lugar no séc.XIX à farmácia, obrigatoriamente com director técnico formado em escola superior. Até meados do séc.XX muitas fabricaram os seus próprios fármacos ou produtos de higiene, com marcas e fórmulas próprias. Hoje raramente fazem manipulados, fornecendo quase exclusivamente os fabricados industrialmente.

É um sector de actividade que nesta primeira década do séc. XXI passa por uma renovação económica e de marketing, por uma remodelação dos estabelecimentos e do modo de atender.


Podemos distinguir entre as que já renovaram a apresentação e as que ainda não, e naquelas, as que mantiveram o estilo e mobiliário antigos ou optaram por uma decoração contemporânea: design minimalista como nos restantes ramos de comércio, inclusão de artigos de cosmética, higiene e alimentação para alem dos fármacos, estes mais guardados em gavetas ou armazém, aqueles, de venda sem receita, expostos atractivamente, oferecendo-se em livre-serviço. Uma revolução neste ramo, credenciado e insubstituível fornecedor de remédios e de conselhos sobre saúde.

É por tradição e costume, um local de encontro e conversa, por vezes, de estar e sentar. Em tempos e porque os farmacêuticos eram pessoas da elite local, instruídos, as farmácias foram locais de tertúlia, politica, literária. São e sempre foram o primeiro conselho antes de ir ao médico e até primeiro socorro, na emergência ou no mal-estar.


Recenseamos 20 farmácias nesta área. Umas, propriedade de família, acumulando ou não a direcção técnica, quiçá há várias gerações, aqui e ali filhos sucedendo aos pais, noutras irmãos que partilham direcção e balcão. Algumas são de firmas farmacêuticas, a grande parte tem pessoal jovem, maioritariamente feminino.


A imagem em cerâmica de S.Cosme e S.Damião, padroeiros dos farmacêuticos, ainda persiste nalgumas delas, outras exibem frascos e porcelanas antigas da profissão. A cruz verde, luminosa, é o emblema de todas e o símbolo de farmácia – palmeira com duas serpentes – já só se vê em algumas. Os cartazes publicitários preenchem, em graus variáveis, a montra e o interior de todas.

Guilherme Pereira

Levantamento das Farmácias da Baixa e Chiado (descarregar PDF)

 

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