Ervanárias e Produtos Naturais da Baixa e do Chiado

A ervanária é a preparação e comércio de plantas medicinais, transmitindo-se o seu conhecimento de forma prática e tradicional, por vezes associado a produtos esotéricos e outras à botânica dietética. Nos últimos anos, estes últimos são bastante procurados por preocupações com o corpo e a beleza, que se sobrepõem à própria saúde. Algumas destas casas enveredaram pelo conselho para uma boa nutrição. A variedade de produtos já não se limita a produtos naturais sendo preferidos muitas vezes os comprimidos, ampolas e xaropes, novamente como reflexo dos tempos actuais: rapidez, pré-preparado, pronto a tomar, com apresentação semelhante aos fármacos. Os produtos naturais apresentam-se como uma alternativa à farmácia tradicional cujos efeitos secundários por vezes são bastante prejudiciais quando comparados aos produtos naturais.  As ervanárias são claras ao informar que estes preparados não curam doenças antes as previnem e ajudam o organismo a equilibrar-se.
 
Na Baixa e Chiado seis casas diferentes vendem este tipo de produtos. A Antiga Ervanária da Anunciada, a mais antiga das existentes, é também a que mais se modernizou. A Ervanária Eufémia Neves Almeida, a segunda mais antiga, fundada em 1826, continua na mão de descendentes da fundadora. Por sua vez, mesmo ao lado, o Hospital das Bonecas – Ervanária Portuguesa, fundada em 1830, continua a vender ervanária, mas é mais conhecida precisamente por ser a única casa em Portugal onde se restauram bonecos.

A Ervanária Rossil é das que apresenta mais variedade de chás, preparados pela própria firma, possibilitando uma diversidade de composições ainda maior. E até no Centro de Terapias e Ervanária Chinesa encontramos uma grande variedade de produtos vindos da China. Quanto à Biototal e Nutrisaude são vocacionadas para os suplementos alimentares e preparados prontos a consumir. Aliás esta é a grande transformação que se verificou neste ramo de actividade: dos chás, infusões e ervas, a preparar em casa pelo próprio, que caracterizavam este sector até aos anos 1970-80, para os concentrados, comprimidos e xaropes, já preparados, que vieram progressivamente substituir aqueles.

Guilherme Pereira

Levantamento das Ervanárias e Produtos Naturais da Baixa e Chiado (descarregar PDF)

Símbolo de acessibilidade à Web

Site optimizado para Firefox 2.0.0.10, IE 7.0 e IE 6.0
Todos os conteúdos deste site são propriedade da CML ou das entidades neles identificadas.
Utilização sujeita a autorização da Câmara Municipal de Lisboa · © 2007
Desenvolvido por CML/DMAGI/DNT