Casas de Candeeiros e Iluminação da Baixa e do Chiado

É um ramo bem marcado na sua especialidade, embora muitos outros comércios e grandes armazéns associem a venda de candeeiros à sua actividade. Entre estas 6 casas é bem diferenciado o tipo de soluções que propõem: o “tradicional” - candeeiro de braços, candeeiro de pé alto, de mesa, para escritório, quarto ou sala, etc.  ou o mais técnico, de iluminação de projector, foco ou de lâmpada tubular. Neste último tipo contamos com duas firmas com linhas modernas, a Fernando Louro e a Traço de Luz.

No grupo de linhas tradicionais, duas firmas - Nova Casa dos Candeeiros e Casa Maciel - são simultaneamente as últimas casas ainda com fabrico de candeeiros e de lanternas, cada uma no seu estilo e modelos próprios. Das muitas que havia na cidade, a Maciel a trabalhar em folha, poderá ser considerada a última latoaria a operar nesta zona da cidade - Bairro Alto e Bica -  que em tempos contou com muitas oficinas de latoeiro e funileiro. Em 2004/5 em toda a cidade de Lisboa contavam-se 8 latoeiros. Mas à semelhança de outros sectores, também aqui o fabricado pela indústria, os modelos mais actuais e o fabrico estrangeiro, foram substituindo estas pequenas oficinas.

As duas restantes - DesignLamp e a Roldão e Caldeira - oferecem uma escolha de candeeiros clássicos, mais decorativos e ornamentais, em diversos estilos e procedências, mas que atraem pela diversidade e cor, pelo vistoso dos abat-jours.

Sintetizando: as casas de iluminação técnica encantam pela simplicidade de linhas donde brota luz viva, brilhante; as tradicionais e fabricantes, encantam pela multitude de modelos do mesmo material base. As terceiras pela cor dos seus vidros e pela variedade de formas e materiais. Artes e técnicas, gostos e modelos tão diversos para o mesmo fim: dar-nos luz em casa ou no trabalho!

Outras casas há que oferecem interessantes escolhas de candeeiros mas associados a outros artigos - móveis, decoração - pelo que não os incluímos aqui mas no respectivo sector.

Guilherme Pereira, com a colaboração de Emília Raimundo e Cátia Silva (ISCTE-IUL)

Levantamento das Casas de Candeeiros e Iluminação da Baixa e Chiado (descarregar PDF)

Símbolo de acessibilidade à Web

Site optimizado para Firefox 2.0.0.10, IE 7.0 e IE 6.0
Todos os conteúdos deste site são propriedade da CML ou das entidades neles identificadas.
Utilização sujeita a autorização da Câmara Municipal de Lisboa · © 2007
Desenvolvido por CML/DMAGI/DNT